quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Debbie e Carrie

Essa semana o mundo do cinema teve duas grandes perdas: Debbie Reynolds e Carrie Fisher, mãe e filha, respectivamente. Atrizes icônicas e lendas da sétima arte, Debbie e Carrie foram grandes talentos de suas gerações e são mais famosas por importantes papéis em dois dos filmes mais populares da história do cinema.
Debbie Reynolds, falecida aos 84 anos, viveu o período áureo de sua carreira ainda muito jovem, ao longo da década de 50. Aos 19 anos, integrou parte do elenco principal de nada mais nada menos que Cantando na chuva (Singin’ in the rain, 1952), um dos principais musicais da era de ouro de Hollywood. O filme a lançou ao estrelato e a colocou como importante nome dos musicais. Em sua vasta filmografia, Debbie tem, ainda, em meio a uma filmografia que contabiliza mais de 50 créditos em produções, uma indicação ao Oscar de melhor atriz em 1964 por The unsinkable woman (derrotada por outro ícone, Julie Andrews), além de ter recebido um prêmio humanitário na cerimônia de 2016.
Carrie Fisher também iniciou sua carreira muito jovem e fez, também, parte do movimento da Nova Hollywood. Sua principal personagem é a inesquecível e ícone pop mundial Princesa Leia da saga Star Wars. A massificação de Star Wars na cultura em geral pode até fazer com que não percebamos com tanta clareza o quanto uma personagem como a Princesa Leia é importante, principalmente no contexto dos anos 70 onde o filme foi inicialmente lançado. Uma princesa corajosa, lutadora e que acredita nos seus ideais é o tipo de heroína que precisamos. Engana-se, porém, que os talentos como atriz de Carrie se limitem apenas a Princesa Leia. O espírito livre, forte e divertido da atriz também é marcante em outras produções, na qual participou como papéis menores. Particularmente, gosto bastante de sua presença em Hannah e suas irmãs (Hannah and her sisters, 1986), Harry e Sally – feitos um para o outro (When Harry met Sally, 1989) e a pequena participação em Mapas para as estrelas (Maps to the stars, 2014), vivendo ela mesma. Carrie também foi uma ativista sobre saúde mental e vício em drogas, falando abertamente sobre os temas de forma franca e direta.
O relacionamento das duas baseou o filme Lembranças de Hollywood (Postcards from the edge, 1990), cujo roteiro foi assinado pela própria Carrie Fisher. Em 2017, uma série baseada no relacionamento de mãe e filha será lançada pelo canal HBO.

Lucas Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário