sexta-feira, 8 de julho de 2016

Filmes pro final de semana - 08/07

1. Um amor em Paris (La Ritournelle, 2014)
Esta agradável e carismática comédia romântica nos apresenta Brigitte (Isabelle Huppert), uma senhora de personalidade intensa, o que contrasta com sua rotina tranquila como produtora rural, ao lado do marido. Sua inquietação diante da pacata vida no campo começa a incomodá-la depois que seus filhos saem de casa, manifestando-se inclusive no seu corpo através de pequenas manchas na pele, que os médicos afirmam serem provocadas por estresse. Brigitte então decide se tratar em Paris, para aproveitar e viver a agitação da cidade grande. A beleza e jovialidade que ainda apresenta é motivo para Brigitte atrair muitos olhares e perceber que a vida ainda lhe aguarda boas surpresas.
Nota: 8,5/ 10
2. Tudo pode dar certo (Whatever works, 2009)
Boris (Larry David) é um velho enxadrista que mora em Nova York. Ranzinza, físico aposentado e crente que é superior a toda e qualquer pessoa, ele leva uma vida simples e solitária, ocupada pelas aulas gratuitas de xadrez que dá a crianças no parque. A grande surpresa na vida de Boris é o aparecimento de Melody (Evan Rachel Wood), uma garota de 21 anos que lhe aparece e pede abrigo em seu apartamento. Melody é meio desmiolada, adjetivo que Boris não cansa de repetir, e o velho solitário acaba se tornando um mentor para ela. Mas a vida é uma caixinha de surpresas e os dois acabam engatando um relacionamento, a contragosto da família de Melody, que aparece para tentar fazer a menina mudar de ideia -  e a chegada dos pais dela a Nova York, mais do que proporcionar ótimas cenas engraçadas, também provoca um momento de autoconhecimento para os dois.
Nota: 9,0/ 10
3. Chicago (2002)
Depois que Moulin Rouge (2001) trouxe de volta aos holofotes o então superado gênero dos musicais, coube a Chicago consolidar o grande retorno conquistando o Oscar de melhor filme. Roxie (Renée Zellweger) e Velma (Catherine Zeta-Jones) se conhecem no presídio feminino depois da primeira matar o amante e da outra matar o marido.  Ambas ficaram conhecidas por seus crimes, e também têm em comum o show business: Velma é estrela do vaudeville, e Roxie sonha em se tornar uma. A esperança para as duas se salvarem da pena capital é Billy Flynn (Richard Gere), melhor advogado criminalista da cidade, que planeja transformá-las em queridinhas do grande público que eram vítimas nas mãos de homens cruéis. Entre batalhas jurídicas e brigas entre os protagonistas, um verdadeiro show hollywoodiano.
Nota: 9,0/ 10
4. O Tigre e o Dragão (Wo Hu Cang Long, 2000)
O guerreiro Li Mu Bai (Chow Yun-Fat) e sua amiga Yu Shu Lien (Michelle Yeoh) são heróis conhecidos por toda a China, vivendo em tempos de relativa paz na dinastia Qing. O roubo da espada Dragão verde por uma figura desconhecida e exímia nas artes marciais desperta antigas questões de honra e vingança que envolvem uma velha bruxa e a filha do governador da província, Jen (Zhang Ziyo). O desenrolar do filme é ilustrado por desafios à física, à medida em que guerreiros lutam flutuando por copas de árvores ou correndo sobre a superfície de lagos. Mas muito mais que encher os olhos com as inacreditáveis lutas, O Tigre e o Dragão envolve o espectador com sua história de amor, vingança e até mesmo uma postura feminista - vide a cena em que Jen consegue surrar toda uma estalagem cheia de brutamontes. Dizem que a intenção do diretor Ang Lee com O Tigre e o Dragão era fazer o melhor filme de artes maciais possível. Bem, ele conseguiu.
Nota: 10
5. Uma cilada para Roger Rabbit (Who framed Roger Rabbit, 1988)
A inusitada interação entre atores reais e animação se torna completamente natural nessa divertida comédia de suspense em que o astro dos desenhos Roger Rabbit acaba sendo ajudado pelo mal humorado detetive Eddie Valiant para provar sua inocência em um crime. Rabbit e seus colegas de trabalho da Toontown, o subúrbio de Los Angeles habitado pelos desenhos animados, estão preocupados com a própria sobrevivência depois do assassinato do milionário Marvin Acme, dono de distrito. Por haver a suspeita de que a esposa de Rabbit, a femme fatale Jessica Rabbit, seria amante de Acme, cai sobre Roger a suspeita de ter matado o dono dos estúdios. Seja pela atrapalhada saga dos dois heróis, seja pela presença inusitada de diversos desenhos conhecidos, este é filme para rir do começo ao fim.
Nota: 9,0/ 10

Luís F. Passos

Nenhum comentário:

Postar um comentário