sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Os Vingadores - o grande encontro dos heróis Marvel

Loki (Tom Hiddlestom) é um deus nórdico exilado da Terra por seus crimes e que retorna ao nosso planeta através de um portal dimensional aberto pelo Tesseract, uma fonte extraordinária de energia que estava sendo utilizada em pesquisas. Através de seus poderes, ele passa a controlar a mente do dr. Selvig, responsável pela pesquisa, e do agente Clint Barton da SHIELD, agência de ultra-espionagem americana, que o ajuda na fuga. Nick Fury (Samuel L. Jackson), diretor da SHIELD, sabendo da gravidade da fuga de Loki, reativa a Iniciativa Vingadores, um projeto para reunir alguns dos maiores heróis do mundo, visando combater o deus malfeitor. A equipe reunida por ele é composta por Natacha Romanoff/ Viúva Negra (Scarlett Johanson), Bruce Banner/ Hulk (Mark Ruffalo), Tony Stark/ Homem de ferro (Robert Downey Jr.) e Steve Rogers/ Capitão América (Chris Evans).
A equipe começa a se organizar na tentativa de deter Loki - e quase consegue, se não fosse a burrice de Thor (Chris Hemsworth), deus nórdico do trovão e irmão de Loki. Acontece que Thor acreditou que havia algo bom em seu irmão, e mesmo sem querer o ajudou a escapar dos vingadores. Depois disso, ele se une ao grupo para deter o vilão.
Bem, é isso. De enredo, só isso, o resto é totalmente previsível. O que merece destaque em Os Vingadores (The Avengers) é a qualidade técnica. O filme foi muito, muito bem feito. São ótimas sequências de ação e efeitos especiais incríveis. Daí que boa ação + bons efeitos especiais é igual a ótima bilheteria. Os Vingadores simplesmente se tornou a terceira maior bilheteria de todos os tempos, atrás somente de Avatar (2009) e Titanic (1997).
Mas pra mim Os Vingadores não é nada além de mais um filme de heróis. É bem feito? Muito. Mas são mais de duas horas (pra quê isso tudo?) de pancadaria, destruição, pancadaria, músculos, pancadaria. Ah, e haja músculos! As câmeras parecem ser atraídas pelos braços de Thor, pelas pernas do Capitão América e pelos peitos da Viúva Negra. Como diriam pedreiros e funkeiros, as mina pira nos marombado. Enfim, o lado bom é que mesmo sendo um filme de heróis, o filme é despretensioso o suficiente pra que ninguém crie expectativas de ver drama nem algo profundo; a promessa do longa é ação e é ação que ele oferece. E claro, é ótimo ver que os filmes continuam tendo força para levar milhões de pessoas aos cinemas, por mais rasos que eles sejam.

Obs: As listas de filmes mais rentáveis não leva em conta a inflação. Por isso o atual pódio, composto por Avatar, Titanic e Os Vingadores seria diferente se consideressem a desvalorização monetária ao longo do tempo. É quase unânime que E o vento levou (1939) foi por setenta anos o filme com maior bilheteria, superado apenas por Avatar - e que hoje permaneceria na segunda posição.

Luís F. Passos

Nenhum comentário:

Postar um comentário