sábado, 18 de agosto de 2012

Morre Diadorim - "trailer" de GS:V

Dia desses tô eu aqui entediado quando resolvi entrar no Orkut. Sim, o Orkut! Aquilo que hoje todo mundo despreza e fala mal mas há três anos era cheíssimo de gente que entrava em comunidades, vivia lendo scraps alheios e usava aplicativos tosquinhos. Bem, tô eu lá todo nostálgico e conferi alguns os vídeos qe eu selecionara como favoritos; entre eles havia um da minissérie Grande Sertão: Veredas, exibida pela Globo em 1985 e inspirada pelo livro homônimo. É uma seleção de cenas de vários momentos da minissérie e com a narração de Mário Lago, desde a infância de Riobaldo até o fim do livro, que todo mundo conhece. Dá pra perceber como a Globo fez um bom trabalho (sim, eles conseguem quando querem!) adaptando um clássico aparentemente inadaptável para a TV - tenho muita vontade de ver, mas cadê tempo? E dinheiro?
Pra quem não conhece a história, um micro resumo: o livro é um monólogo narrado por Riobaldo, ex-jagunço, que conta sua vida - sua travessia - no sertão mineiro desde sua infância dando destaque aos seus anos na jagunçagem. Ao ingressar no bando de Joca Ramiro, Riobaldo conhece Reinaldo, de apelido Diadorim, de quem se torna grande amigo. Quando Joca Ramiro é morto, Riobaldo e Diadorim prometem vingar o líder e saem em busca dos matadores pelo sertão. O livro então passa a girar em torno da guerra dos jagunços e dos sentimentos confusos de Riobaldo por seu amigo.
Infelizmente esse pequeno comentário não é uma prévia de crítica de Grande Sertão: Veredas. Se não o faço, não é por falta de vontade, mas por medo. Medo de não fazer jus a este livro que não só é meu preferido como também é um marco na literatura mundial. Acho que preciso conhecer mais a obra de JG, saber mais sobre seu estilo e seus segredos, ver a opinião de grandes críticos e reler o Grande Sertão para enfim criticá-lo nesse singelo espaço.

(o video foi removido do youtube; outro igual foi postado mas não é possível anexá-lo aqui. mas segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=UwOPW_Lww3I)

Luis F. Passos

Nenhum comentário:

Postar um comentário