segunda-feira, 23 de julho de 2012

Our day will come - um ano sem Amy

Parece que foi ontem... mas já faz um ano que cheguei em casa e ao parar em frente à TV vi a notícía. Amy Winehouse havia sido encontrada morta em seu quarto. A causa? Obviamente, a primeira suspeita foi overdose. Meses depois foi contastado que o problema é que Amy havia bebido demais, depois de meses sem tocar em álcool (é por isso que eu digo, beber tem que ser constante).
As homenagens a cantora foram diversas, desde fãs que deixaram garrafas de bebidas nos muros de sua casa em Londres (???) até tributos como o da cantora Adele, que incluiu uma música em seu DVD porque, segundo ela, era um das preferidas de Amy. Vale lembrar também da apresentação de Bruno Mars no VMA cantando Valerie - por pior que ele seja, fez jus ao talento da cantora inglesa.
Em dezembro foi lançado o álbum Lioness: Hidden Treasures, com doze faixas inéditas, sendo algumas partes do cd que a cantora gravaria, e outras gravações antigas de Amy tiradas do baú, como Our day will come e The girl from Ipanema. Para promover o disco, foi feito um clipe para Our day will come, muito bonito. Além do CD, tem também o DVD Amy Winehouse - The Final Goodbye, com cenas dos bastidores de shows e mostra muita coisa da vida de Amy, a ascenção, a fama, os escândalos e a morte prematura. Mais fiel ainda é o livro lançado por seu pai, Mitch Winehouse, Amy, my daughter. Infelizmente não há previsão de quando o livro chegará ao Brasil. Inclusive Mitch, que era a pessoa mais próxima a Amy, é o principal responsável pela criação da Amy Winehouse Foudation, cujo objetivo é ajudar jovens envolvidos com álcool e drogas.
Sobre Our day will come: é um reggae dos anos 60 que ganhou dezenas de regravações em diversos estilos; a versão de Amy foi gravada em 2002. A letra é bem otimista, fala sobre um dia em que a felicidade será plena ("no tears for us/ think love/ and wear smile"); o problema é que o dia Amy chegou cedo demais, deixando um vazio imenso na música. Quando teremos alguém igual a ela? Sabe Deus (nem venham me dizer que é Adele, as diferenças são muito grandes). As imagens que formam o clipe abaixo só aumentam a saudade.


(com saudade,)
Luís F. Passos

Nenhum comentário:

Postar um comentário