domingo, 4 de março de 2012

Memórias de uma gueixa

Em 1929, Chyo era apenas uma menina pobre de uma vila de pescadores no litoral japonês. Sua mãe era muito doente e seu pai, um velho pescador, mal conseguia sustentar a família. Por conta da pobreza, Chyo e sua irmã Satsu são vendidas a uma casa de gueixas da grande cidade de Kyoto. Ao chegarem ao destino as irmãs são separadas e Chyo não sabe para onde levaram Satsu.
É aí que é apresentada a casa de gueixas da senhora Nita, no famoso distrito de Gion. As gueixas de Gion eram conhecidas por todo o Japão por sua beleza e talento. Na casa, Chyo conhece, além da senhora Nita (que tinha de ser chamada de Mamãe), Titia, uma ex-gueixa que era um tipo de governanta, e Vovó, outra ex-gueixa muito velha que era servida por todas da casa. Chyo também conhece Abóbora, outra aprendiz, e Hatsumomo, a única gueixa em atividade da casa, o qe significa que ela era quem sustentava a todos.
Vale a pena abrir um parêntese pra explicar o que são gueixas: diferente do que se pensa, não são prostitutas, são acompanhantes. O livro demonstra bem isso: as gueixas são especialistas em entreter pessoas e animar festas com suas habilidades em canto, dança, instrumentos musicais, modo de servir e até mesmo em conversar com os convidados. A presença de gueixas era fundamental em festas ou pequenas reuniões de pessoas ricas.
Chyo começa seus estudos para se tornar uma gueixa, mas não consegue atingir os resultados esperados. Além disso, Hatsumomo se mostra disposta a tudo pra dificultar sua vida em Gion, aparentemente sem motivo. Para piorar, Chyo perde a oportunidade de se unir novamente a Satsu. As coisas parecem conspirar contra Chyo, até que ela conhece um poderoso empresário e se apaixona por ele, decidindo então correr atrás do objetivo de ser uma grande gueixa e reencontrar o executivo. Para isso ela contará com a ajuda de Mameha, uma lenda viva entre as gueixas e inimiga mortal de Hatsumomo.
Memórias de uma gueixa (1997) é o livro inicial do norte-americano Arthur Golden e um grande sucesso de vendas. É muito bem escrito, fluido, e percebemos que o autor trabalhou um bocado pesquisando sobre o mundo das gueixas e o Japão que antecedeu a Segunda Guerra Mundial, quando a profissão entrou em decadência. E claro, tem a ótima história da menina pobre Chyo que se tornou Nita Sayuri, uma das gueixas mais famosas do país. O livro tem seus muitos momentos tensos, como nas muitas brigas entre Chyo/Sayuri e Hatsumomo, mas também passagens bonitas, como as vezes em que Sayuri sonha com o empresário.
Em 2005 foi lançado o filme baseado no livro, mas infelizmente não fez jus à obra. Mesmo assim, é visualmente muito bonito, e é interessante pra quem leu, pra compor as imagens formadas na mente, com todo o charme e beleza das gueixas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário