quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Inverno da alma - frio

Inverno da alma (Winter’s bone, 2010) acompanha a odisseia de Ree (Jennifer Lawrence) em busca de seu pai, Jessup. Tudo começa quando a polícia vai até a casinha no meio do lado da família dizendo que Jessup, como garantia de sua fiança, deixou a casa e toda propriedade da família para o governo. O problema é que a hora de pagar a dívida chegou e o cara simplesmente desapareceu. Ree, sua mãe doente e seus dois irmãos pequenos vêem-se na eminência de perder sua casa e ficarem ao relento num frio desgraçado. Única saída para Ree salvar sua família: achar Jessup.
A partir daí ela começa uma procura meio perdida, tentando arrancar informações de pessoas super estranhas envolvidas numa espécie de máfia de tráfico de drogas a qual seu pai fazia parte, indo a lugares bizarros e passando por situações mais bizarras ainda. Todas essas pessoas, na verdade, não fazem muito esforço para ajudá-la. São pessoas frias e violentas, assim como Teardrop (John Hawkes) tio de Ree, irmão de Jessup, que parece ser o único disposto a ajudar a sobrinha a encontrar seu pai.
Inverno da alma é basicamente isso, de fato, não há muito o que falar sobre o filme porque ele é relativamente restrito. Não há muito para onde correr. Essas poucas linhas é basicamente toda a história do filme. Se eu quisesse contar todo o desenrolar final não ia precisar falar muito mais do que disse aí. Inverno é um filme simples, direto, cru. Não é um drama propriamente dito, é tudo meio distante, frio como o clima daquele buraco no meio do nada aparenta ser. Todas as personagens são frias e distantes, endurecidas pela pobreza e pelo clima. Até mesmo a protagonista, Ree, é sempre muito séria e poucas vezes se mostra emotiva. Isso não é exatamente um defeito, pois a frieza faz parte do filme. Coisas bonitinhas não se encaixaram nada bem aqui e o filme perderia o sentido.
Jennifer Lawrence faz o papel da jovem Ree. É um papel muito difícil porque Ree parece tudo, menos uma garota de 17 anos. Ter que cuidar da casa e da propriedade da família, da mãe doente e inválida e de dois irmãos pequenos sozinha, sem dinheiro e praticamente sem ajuda é bem complicado. Além disso, a personagem é de uma coragem muito grande, porque passa por cada coisa... parabéns a Jennifer Lawrence pela interpretação, é um papel complicado para uma atriz tão jovem e ela leva numa boa. Foi indicada ao Oscar de melhor atriz, mas sinto dizer que das cinco, na minha opinião, era a mais fraca. Falando nisso, Inverno em alguns momentos me lembrou Rio congelado (Frozen river, 2008). Os dois são frios, os dois são sérios, liderados por ótimas atuações femininas (em Rio, quem manda é Melissa Leo), com protagonistas de muita coragem e com atrizes indicadas ao Oscar na mesma categoria. São filmes independentes que conseguiram romper as barreiras do preconceito cinematográfico e ganhar os olhares de Hollywood. John Hawkes também foi indicado (como coadjuvante), mas quem realmente importa aqui é Jennifer. Estejam de olho nessa atriz que ela promete!

por Lucas Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário