segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Freddie Mercury

Tem tempo que eu queria fazer um post sobre Queen/Freddie. Tem dia melhor que hoje, aniversário do ídolo? Se estivesse vivo, Mercury faria hoje 65 anos. Faleceu aos 45, vítima de broncopneumonia, contraída por ser portador do HIV; desses 45 anos mais de vinte foram dedicados ao Queen, uma das maiores bandas de todos os tempos, onde Freddie ficou conhecido por todo o planeta.
O nome verdadeiro de Freddie Mercury é Farrokh Bulsara, nascido em Zanzibar em 1946. Na época o país era colônia britânica; ainda criança Farrokh foi viver na Índia, também colônia, e recebeu uma educação no melhor estilo britânico. Foi um jovem quieto e tímido (diferente de quando era adulto, nos palcos). Se mudou para Londres, onde se formou em design gráfico e conheceu Tim Stafell, que tinha uma banda chamada Smile, junto com Brian May (guitarrista) e Roger Taylor (baterista). Freddie entrou na banda; Tim saiu depois de algum tempo, levando o grupo a procurar um baixista, e só em 1971 John Deacon entrou para a banda. Estava formada Queen, por Freddie, Brian, Roger e Jhon.
A partir do terceiro disco, Sheer Heart Attack (1974), Queen já tinha diversas músicas entre as mais tocadas. O álbum seguinte, A night at the Opera (1975), é um dos mais importantes: primeiro a atingir um milhão de cópias, a ganhar disco de platina e inaugurou o chamado "rock arte", o rock em grandes produções. No cd estão alguns dos maiores sucessos do grupo, como Love of my life e Bohemian Rhapsody, ambas compostas por Mercury.
Já nos anos 80, a banda passou por um momento onde o sucesso não era muito grande, mas voltaram a roubar a cena em shows como o do Rock in Rio, em 1984, e Live Aid, em 1985, para ajudar as vítimas da fome na África. O cd A kind of magic (1986) levou Queen de volta ao topo das mais pedidas, com Friends will be friends, A kind of magic e One vision. No mesmo ano foi feita a ultima apresentação, com um público de 140 mil pessoas.
Freddie lançou seu segundo disco solo em 1987, The great pretender, e em 1988 lançou o terceiro. O Queen se reúne novamente em 1989, com o álbum The Miracle, com sucessos como I want it all. Nesse ano a banda foi eleita a melhor e mais influente da década de 80. Já soropositivo, mas sem divulgar, Freddie continua contribuindo com a banda, mas em 1991, no último clipe do Queen em que apareceu, ele estava muito magro. A mídia passou a divulgar isso, e os fãs ficaram preocupados. Em 23 de novembro, Freddie Mercury anunciou ao mundo que era portador do HIV, falecendo poucas horas depois. O mundo da música ficou de luto, o que ficou demonstrado no ano seguinte, num tributo ao grande cantor feito no estádio de Wembley, em Londres.
Oficialmente o Queen nunca acabou, mas depois da morte de Mercury a quantidade de apresentações diminuiu; o último cd inédito foi lançado em 1995. John Deacon se retirou da banda em 1997. Já nos anos 2000, Brian May e Roger Taylor, junto a Paul Rodgers, fizeram uma turnê pela Europa, usando o nome Queen. Nos últimos anos, foram lançados alguns cds com a participação de Paul Rodgers.




Nenhum comentário:

Postar um comentário