terça-feira, 30 de agosto de 2011

Caetano Veloso e Maria Gadú

Caetano Veloso, que há décadas é considerado um dos maiores nomes de nossa música, nos últimos anos se dedicou a projetar novos talentos. Entre eles, não há dúvida de quem ganhou maior notoriedade: Maria Gadú. Paulista de apenas vinte e quatro anos, desde os treze se apresentava em bares. Em 2008 se mudou para o Rio de Janeiro, onde chamou a atenção de Caetano e outros gigantes da MPB como Milton Nascimento. Ao cantar Ne me quitte pas (uma música francesa bem famosa, ficou conhecida no Brasil com a cantora Maysa Matarazzo) para o diretor da Globo Jayme Monjardim, Gadú tirou a sorte grande. Isso porque Jayme estava produzindo a minissérie Maysa, quando fala o coração (o diretor é filho da cantora). A versão de Gadú se tornou um dos temas da produção.
Em 2009 lançou seu primeiro cd, que leva seu nome. O álbum ganhou projeção nacional imediatamente. A música Shimbalaiê - composta quando Gadú tinha apenas dez anos - tocou no país todo, principalmente depois de ser tema da novela das oito Viver a vida.  Em 2010 recebeu duas indicações ao prêmio Grammy.
O cd Caetano e Maria Gadú - Multishow ao vivo (2011) já vendeu mais de 200 mil cópias, e o dvd mais de 80 mil. Merecidíssimo, é muito bom. Tanto que eu ouço todo santo dia. O álbum traz grandes sucessos tanto de Caetano quanto de Gadú. Merecem destaque a interpretação de O quereres e Beleza pura por ambos, Tudo diferente e A história de Lily Braun por Maria Gadú e Shimbalaiê por Caetano (com direito a Gadú se emocionando ao ver o amigo e ídolo cantando sua música). É isso, vale muito a pena comprar (ou baixar, hehe) esse cd, que merece seu espaço na nossa música. Aí embaixo tem o vídeo de Caetano cantando Shimbalaiê, só pra provar a qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário