sábado, 9 de julho de 2011

Amy Winehouse

Há um bom tempo, eu tava assistindo TV e passou algo sobre Amy Winehouse. Na época eu não sabia nada dela, aí recorri ao bom e velho Youtube, e gostei das músicas que ouvi. Aí procurei os cds, baixei, e virei fã dessa doida que com sua voz e estilo único conquistou o mundo da música.
E quando se fala na combinação de talento e vocação pra escândalo, tem alguém melhor que Amy? No, no, no. Com 27 anos de idade, a britânica é destaque na mídia por sua música e por seu envolvimento com as drogas, que tanto atrapalharam sua carreira.
Amy toca guitarra desde os 13 anos, e com 16 já cantava profissionalmente em pubs londrinos. Foi descoberta por um produtor que achou sua voz ideal para cantar jazz e blues, e assinou um contrato com a Island Records, com a qual lançou seu primeiro cd, Frank, em 2003. Todas as músicas foram compostas por Amy, e o álbum foi bem recebido por crítica e público.
´Mas foi em 2006 que ganhou projeção internacional com seu segundo cd, Back to black. Com cinco milhões de cópias vendidas em um ano, foi o cd mais vendido de 2007 (até o ano passado já eram treze milhões de cópias), e rendeu a Amy seis indicações ao Grammy 2008, das quais ela venceu cinco: Canção do Ano (Rehab), Gravação do Ano, Artista Revelação, Melhor Álbum Vocal Pop, Melhor Performance Vocal Pop Feminina. No ano seguinte foi lançado Back to black - Deluxe edition, um cd duplo que além do disco lançado anteriormente traz um cd bônus (entre as músicas deste, o sucesso Valerie).
Ainda em 2007 Amy se casou, o que só piorou seu antigo problema com drogas, pois o marido, também viciado, foi preso. A partir de 2008 se tornaram comuns escândalos envolvendo a cantora, que apareceu em shows bêbada, foi vista usando crack e chegou a agredir fãs. Amy parou de fazer shows, e sua música Rehab passou a ser tema de sua vida, segundo a imprensa. Na cerimônia do Grammy de 2008 ela não pôde comparecer - o governo americano vetou a viagem de Amy ao país por considerá-la péssima influência.
Em 2010, um pouco recuperada do vício - o suficiente pra poder cantar novamente - Amy voltou aos palcos, anunciando, inclusive, uma turnê no Brasil, que ocorreu em janeiro de 2011 (até hoje lamento por não ter ido). Mas como era esperado, a cantora chamou a atenção por cantar bêbada e abandonar o show em Florianópolis, e foi flagrada fumando crack no Rio de Janeiro.
Recomendo (muito, muito,muito) os cds de Amy, principalmente o Back to black - deluxe edition, aí você pode ouvir grandes sucessos como Rehab, Back to black, Tears dry on their own e Valerie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário