sábado, 11 de junho de 2011

João Gilberto


Ontem, 10/06, foi aniversário de João Gilberto. O pai da bossa nova fez oitenta anos. Nem me liguei, devia ter falado algo sobre essa grande figura, mas hoje eu me desculpo com um pequeno post.
Baiano de Juazeiro, João Gilberto Prado Pereira de Oliveira ganhou seu primeiro violão aos catorze anos, e desde então não se separou mais da música. Em 1950 foi morar no Rio de Janeiro, onde depois de fazer sucesso com o grupo Garotos da Lua (e ser expulso da banda), conheceu o pianista e compositor Tom Jobim, com o qual iniciou o movimento bossa nova, fruto da união entre o samba carioca e o jazz norte-americano.
Com o lançamento do álbum Chega de saudade, que trazia a música de mesmo nome, o sucesso de Gilberto foi imediato, e prosseguiu pelas décadas de 60 e 70. Nos anos 80 ele colaborou com o movimento da Tropicália, e a partir daí o número de shows e gravações diminuiu bastante. Sua última turnê foi em 2008, e teve apenas três apresentações. Todos os ingressos fora vendidos em menos de uma hora.
Excêntrico, João Gilberto preza pela perfeição: não tolera ruidos nos shows, ao ponto de abandonar plateias barulhentas.
E pra comprovar a qualidade do cara, tá aí Garota de Ipanema, que ele canta junto com o velho amigo Tom Jobim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário