quarta-feira, 25 de maio de 2011

Miguilim

"Um certo Miguilim morava com sua mãe, seu pai e seus irmãos, longe, longe daqui, muito depois da Vereda-do-Frango-d'água e de outras veredas sem nome ou pouco conhecidas, em um ponto remoto, no Mutum."
Miguilim é a emocionante personagem central de Campo Geral, novela de João Guimarães Rosa publicada em Corpo de Baile (1956). Com oito anos de idade, tenta entender o mundo ao seu redor. Mas como nem todos dão atenção às suas reflexões infantis, Miguilim encontra respostas nas conversas com seu irmão preferido, Dito, ou então nos próprios pensamentos.
Na minha opinião, foi em Campo Geral que Guimarães Rosa começou a universalizar a literatura regional, ou seja, mesmo falando de uma criança pobre do interior de Minas Gerais, ele consegue tocar assuntos de qualquer criança do mundo: a curiosidade, o medo, as descobertas, e a submissão perante os adultos.
A novela é narrada em terceira pessoa, por um narrador onisciente que não parece ser criança, mas que demonstra entender o universo infantil. A linguagem é diferenciada (assim como em toda obra de Guimarães), mas não tão complexa quanto em Sagarana ou Grande Sertão: Veredas, por exemplo.
Campo Geral narra o cotidiano de Miguilim, sem grandes acontecimentos. Mas por se tratar de um universo infantil, episódios insignificantes criam volume.Sob a vista do leitor, o menino cresce, incorpora as lições das plantas e dos bichos, absorve a sabedoria do irmão menor, e se desenvolve a cada dia, no meio dos segredos inquietantes do mundo dos adultos.
As ações mais importantes são a briga de seu pai com seu tio Terêz, a morte do irmão Dito, vitimado pelo tétano, e a chegada de dois doutores, que percebem que Miguilim tem um problema de visão. Ao experimentar os óculos de um deles, o menino fica maravilhado ao ver o mundo com mais nitidez. É um desses doutores que se oferece para criar Miguilim na cidade, onde ele poderia estudar, proposta que os pais do menino aceitam. Ao se despedir, Miguilim pede para usar novamente os óculos do doutor: "Olhava mais era pra Mãe. Drelina era bonita, a Chica, o Tomezinho. Sorriu para Tio Terêz: - 'Tio Terêz, o senhor parece com o pai...' Todos choravam".
Em 2007 foi lançado o filme Mutum, baseado em Campo Geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário